(Planta de situação do anteprojeto "Escola de Arte")
Um produto do medo. O que há a temer diante das cansadas linhas retas? O que viria a ser produzido por artistas em angustiantes salas retangulares? Se a palavra "desenho" deriva de "desejo", nada constitui linha mais curva e distante do linear que o gosto do ser humano.
(Pra não cair no "vide figura")
Idealizada em minutos, sua forma pode ser vista como um reflexo de algo que não queria ser mostrado. A forma mais temida pelo autor do projeto foi colocada no papel e se não bastasse, aparecem duas. A dupla de linhas curvas corresponde as principais aberturas de ambos os blocos. Em disposição radial, os ateliês e a sala dos professores são ligados por uma ampla varanda que dispõe de uma vista singular para o mangue.
(Disposição radial= dor de cabeça)
(Disposição radial= dor de cabeça)
Com um terreno tão amplo fica fácil esquecer do quanto árduo também é o trabalho com grandes dimensões. As linhas curvas da edificação alongaram os dois blocos criando uma espécie de paredão que possibilita a vista dos dois blocos, independente da entrada.
(Senhor, prometo não esquecer nenhuma letra no proximo croquis!)
(Senhor, prometo não esquecer nenhuma letra no proximo croquis!)
Ântonimo do que foi questionado no inicio, o anteprojeto a seguir, mostra com simplicidade o programa de uma pequena escola de arte ditribuido em aproximadamente 640m² dentro de um terreno quase quatro vezes maior que sua área sem se perder no espaço.